Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Páscoa 2011 - Cerimonial de fé!


Pai Abraão recebe um sinal de Deus, para abandonar o politeísmo, e para viver em Canaã.
Isaque, filho de Abraão, tem um filho chamado Jacó. Certo dia ele luta com um anjo de Deus, e tem seu nome mudado para Israel. Os doze filhos de Jacó dão origem às doze tribos, formando o povo judeu. Por volta de 1700 AC, o povo judeu migra para o Egito, porém são escravizados pelos Faraós por aproximados 400 anos.
Deus prepara Moisés e por volta de 1300 anos AC, a libertação comandada por Moisés aconteceu.
Caro leitor, ainda que não perguntem, reúna para contar para todos os teus familiares, e quem o quiser a mais conhecer o porquê do ritual, o maior significado da páscoa.
Explane, e na riqueza dos detalhes, faça-os entender o sacrifício da páscoa ao Senhor!
Todos os deuses egípcios naquela noite, sob uma execução ajuizada não puderam impedir, a morte de todos os primogênitos homens e animais, que não foram marcados pelo sangue do cordeiro, ao passar o anjo por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, ferindo só os egípcios, livrando suas moradias.
E o faraó abriu portões e libertou.
Moisés esta saga santa comandou.
Então o povo se inclinou e adorou.
Altares de adoração foram erguidos: Noé monte Ararat, Abraão Moriá, Moisés Sinai onde recebeu as tábuas da lei, nossos primeiros heróis da fé.
São grandes exemplos de fé, infelizmente parecem estar tão distantes das realidades de hoje.
A páscoa não permite impurezas! Cultuar o Senhor nosso Deus isento de pecados.
Precisamos nos descontaminar desta cultura pagã, do coelho e ovo de chocolate. Atrelados como símbolo a um santo e rico histórico bíblico, dos descendentes de pai Abraão que enfrentaram diásporas, cativeiro e liberdade com assistência divina, durante um longo desértico temporal, a fim de remover o levedo inchando aquela multidão. Na minha razão, até Moisés que teve o privilégio de conversar com Deus, foi impedido da alegria de entrar na Canaã prometida.
Sem sombra de dúvidas, foi uma proposta divina que surtiu efeitos com resultados alarmantes. Despertando decisões de fieis adoradores, nos séculos subseqüentes, enriquecido nas facilidades de comunicação direta com Deus, na breve passagem pela terra do seu filho Jesus, chegou até nós. E com certeza vai continuar até que ele volte.
Contribuição de orientações do cerimonial. Ex. 12: 1-12.
1-o calendário nisã religioso seria o primeiro mês do ano, os desencontros temporais, foram alterados pelos poderosos governantes. Prevalecendo o calendário civil.
2-um cordeiro para cada família, em convivência solidária, sendo mais um agente integração coletiva, propagando, valorizando, preservando e pontuando com celebrações, transmitindo seus significados. Qualificar tolerância entre as pessoas, deixando como herança para seus familiares.
3-difundindo para a vizinhança compaixão e misericórdia.
4-pães asmos, sem fermento, e ervas amargas representam experiências difíceis, que foram obrigados a passar até chegarem ali. Consumir o cordeiro e tudo até pela manhã, sendo explorado em todo o seu potencial, remetendo a santidade, evidenciando estas memórias para jamais esquecerem.
5-o entendimento e a compreensão deste ritual, nunca ocasionariam uma acomodação dos fatos sofridos; não era um simples banquete, para satisfazer o apetite humano. Não é uma festa sem propósito, o princípio era uma ordem determinante divina.
“Desta maneira comereis: sandálias aos pés e cajado na mão, comê-lo-eis às pressas; é a páscoa do Senhor.”
Este poeta pensa ser digno de registro: após estes episódios os judeus espalham-se pelo mundo mantendo a cultura e a religião. Em 1948, o povo judeu retoma o caráter com todos os direitos políticos de unidade, após a criação do estado de Israel. De quando em vez aparecem lutas, isto é um fato muito comum, aos pertencentes ao Israel de Deus presente.
Obrigado Deus é uma honra editar este texto, em parceria com o pastor amigo Horácio Dias. Amados sinceros agradecimentos; pela confiança depositada ao escritor dos Rabiscos do Messias.
Rio de Janeiro, 22 de abril de 2011.
Messias da Silva Magalhães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rabiscos do Messias

"Louvado seja o Nome do Senhor"